LARB 1


O LARB é o Laboratório de Criação de Cinema do Interior, um espaço de colaboração entre artistas e profissionais do interior e litoral paulista, de forma autônoma e horizontal.

Nesta primeira edição, o LARB trabalha com projetos de roteiro de longa-metragem de ficção, com o objetivo de proporcionar o intercâmbio entre roteiristas iniciantes e experientes de diversas cidades, sem a presença de mentoria ou consultores externos.

Uma iniciativa do interior para o interior

O laboratório foi idealizado por Ramiro Rodrigues, ex-presidente do ICine, e nasceu inspirado nas mesmas reflexões que fervilham na entidade: o desejo de contribuir para a formação de um ecossistema do cinema interiorano por vias próprias e autônomas.



Esta primeira edição conecta projetos de diversas cidades, visando o máximo de capilaridade geográfica - do interior profundo ao litoral.

Somos 20 roteiristas, presentes em 17 municípios do estado de São Paulo.

Araraquara / Assis / Bariri / Bauru / Botucatu / Campinas / Itu / Lorena / Marília / Piracicaba / Praia Grande / Rio Claro / São José dos Campos / São José do Rio Preto / Socorro / Sorocaba / Ubatuba

RAMIRO RODRIGUES | Campinas

Idealizador e Coordenador

Cineasta e antropólogo, ex-presidente do ICine - Fórum de Cinema do Interior Paulista (2020) e mestre em Artes da Cena (Dança, Performance, Teatro) pela Unicamp. Atualmente coordena o Restauro do Acervo do Museu da Imagem e Som de Campinas.

MARIANA VITA | Bauru

Coordenadora

Escreveu e dirigiu Ressentimento (ProAC Estímulo ao Curta-Metragem). Co-roteirista e Diretora do curta @capelobo (Programa Estímulo à Cultura - Bauru), em fase de pós-produção. Roteirista e Diretora do curta Um Conto de Cabeceira (2021). Participou do BrLAB Interior e Litoral 2021 com o projeto Cidade by Motoboy (Denis Augusto), e do Vitrine LAB (Vitrine Filmes, 2021). Integra a ICine e o Plano Conjunto - Coletivo Audiovisual de Bauru desde a fundação de ambos, em 2019.

BRUNA EPIPHANIO | Piracicaba

Observadora

Bruna Epiphanio é produtora e diretora se utiliza das interações, das memórias e das conexões com o hoje para o exercício do documentar. Produziu o curta “Rancho da Goiabada” (2019. dir. Guilherme Martins) exibido na 24o Mostra Tiradentes e é co-produtora do longa “Lo que queda en el camino” (2021. dir. Jakob Krese e Danilo do Carmo) e produtora do “Inscrições do tempo no corpo presente”(2020. dir. Kit Menezes). Participou do BrLAB Interior e Litoral 2021 com o documentário “O som do barro” (em fase de produção). É vice-presidente do Fórum do Cinema do Interior (ICine).



ANA DOMINGOS | Praia Grande

Formada em Estudos Literários pela UNICAMP, trabalho como freelancer de revisão de textos. Em 2019 participei da direção e escrita do curta-metragem Lady Lazarus exibido no Festival de Cinema Super-8 de Campinas.

BEATRIZ FERRAZ | Piracicaba

Diretora de produção no curta O Que Tem Para O Jantar, Assistente de Direção no curta Sara, produtora e assistente de direção do filme Flora e Fora do Ar. Membra do Coletivo audiovisual Cena 14 (Piracicaba-SP), membra do coletivo negro Beleza Preta (Piracicaba-SP), membra do ICine (Rede de cineastas, produtores e exibidores do interior de São Paulo) atuando como a titular no cargo de representante municipal de Piracicaba no ICine.

BRUNO LOTTELLI | Sorocaba

Cineasta, educador e pai da Madá. Mestre em Meios e Processos Audiovisuais pela ECA-USP, professor universitário no CEUNSP e apaixonado por contar histórias. Sócio da Grão Filmes - Cinema e Novas Mídias.

CRISTIANO SOARES | Marília

Cineasta independente, coordenador da produtora Cinegoria, e seu corpo de produção envolve narrativas de ficção, documental e videoclipes sempre buscando novas visões e estéticas para o audiovisual interiorano.

DIEGO DA COSTA | Socorro, São Paulo

Fazedor de filmes e de músicas. Sócio da Pietà Filmes e Cinelero Audiovisual. Dirigiu, produziu e distribuiu os premiados longas-metragens A Plebe é Rude, Os Caubóis do Apocalipse e Selvagem, o curta-metragem Argentino e a websérie NipoBrasileiros.

HELDER MEDEIROS | Assis

Formado em Comunicação Social pela FEMA/IMESA, atua como redator na cidade de Assis - SP, produzindo roteiros de filmes publicitários para diversas marcas. Há um ano produz roteiros para o audiovisual de forma independente, visando expandir sua atuação profissional para a TV e o cinema.

HIRO ISHIKAWA | Socorro

Cursou Imagem e Som na UFSCar, é produtor cultural, cineasta e músico. Há 15 anos produz eventos e arte autoral no cenário cultural do interior paulista.

JACQUELINE DURANS | Araraquara

Roteirista, diretora e produtora, graduação em cinema pela UNESA (RJ), Membro do ICine Fórum de Cinema do Interior Paulista; Cia Lazaras de Teatro e Audiovisual de Amparo (SP); do Coletivo de Produção Das Meninas, Araraquara, (SP), DAFB Coletivo de diretoras de Fotografia do Brasil e da Mentores Hub. Administra a pagina Mulheres Roteiristas no Facebook. Roteirista e diretora do documentário Achei o meu nariz; das ficções O relógio de ouro; VerAcidade entre outros. Coordenadora de Produção da Mostra Brasileirinhos de Cinema; Produtora da Mostra da Buster de Cinema; Festival Visões Periféricas, entre outros.

JHENNYPHER DOS SANTOS | Praia Grande

Nascida e criada na zona metropolitana de São Paulo, Itaquaquecetuba. Iniciei minha carreira de teatro nessa cidade em 2009, migrando para Poá em 2013. Em 2014 iniciei meus estudos na ECA-USP e fui moradora do crusp até 2020. Atualmente estou residindo na Praia Grande com minha família. Porém com a pandemia foi muito difícil desenvolver trabalhos por aqui.

KALYELL VENTURA | Botucatu

Formada em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal do Ceará e Mestrande em Políticas Públicas no Insper, Voltou a morar em Botucatu em 2018, já filmou na cidade a Trilogia do Dia - COVID-19 Parte I: A Noite que Nunca Acaba - 2020 (autoral), selecionado para fazer parte da 1ª Revista de Artista da Casa Clic e Universidade Federal do Tocantins. Desde 2019 é proprietária da Revolução Audiovisual - Filmes & Eventos, uma pequena produtora local de vídeos e eventos culturais com temas sociais.

MARCO AURÉLIO DIAS | Socorro

Estudante de design gráfico, sou cineastra nas horas vagas, mais como um hobby, faço filmes desde 2019, todos eles estão disponíveis no YouTube no canal marco A D.

MIRIAM S JACOB | Bariri

Pesquisadora da Cultura Caipira desde 2012, desenvolve projetos com foco no fortalecimento da produção criativa do interior, como o mapeamento Gastronomia da Estrada de Terra, em 2018. É autora do documentário O Dialeto Caipira (ProAC Desenvolvimento 2020, BrLab Especial SP 2021); e da série documental Cinema Sertanejo (FSA 2018). Produtora audiovisual há 20 anos, trabalhou para canais como Arte1, Record e Rede TV!, além de produtoras como Ventre Studio (É o Amor, Netflix) e Grifa Filmes (João de Deus: Cura e Crime, Netflix, 2021). Adora o Joaquim Bentinho e não se dá bem com o Jeca Tatu.

PRISCILA SALES | Assis

Professora, produtora cultural e doutoranda em História. É integrante da CIRCUS, da Icine, fundadora e coordenadora do núcleo de formação do Polo Audiovisual do Velho.

ROGÉRIO BORGES | Rio Claro

Mestre em Geografia e Diretor de Cinema. Doutorando na Faculdade de Educação da UNICAMP pelo OLHO - Laboratório de Estudos Audiovisuais e coordenador do Grupo Kino-Olho, de Rio Claro.

STEFANIE KLEIN | Itu

Diretora e roteirista independente de curtas-metragens, cineclubista desde 2018. Trabalha com Comunicação na FAMA Museu e é coordenadora da websérie Respirar (2020-2021).

THIAGO DE SOUZA | Lorena

Bacharel em Direito e Graduado em História. Assistente de direção, assistente de câmera e produtor na Madame Chaplim. Roteirista e produtor.

VICTOR FISCH | Ubatuba

Formado em cinema, com mestrado em roteiro. Foi diretor e curador do Cinefest Gato Preto por 5 anos (2015 a 2019), e fez parte do júri e curadoria de diversos festivais, tendo criado o FICSU - Festival Internacional de Cinema de Surf de Ubatuba, Soy Loco Por Ti Juquery, e Curtaflix. É professor, produtor, roteirista, montador, diretor, curador e membro do coletivo de produtores Vale Audiovisual e ICine, nos quais representa Ubatuba. Tem dois curtas exibidos em diversos festivais: "Gaiola" (2018, Fest. Int. de Durban, África do Sul) e Onde Você Vai? (2011, premiado no Fest. Int. de Curtas de São Paulo, Kinoforum). Roteirista premiado pela ABRA, pelo projeto Guerras do Brasil.doc (Luiz Bolognesi).  Foi roteirista da Mostra Monarquia Popular Brasileira (2021) e realizou com Maria Capai a série documental Dá Gosto Conhecer Ubatuba (2021).





O  LARB  -  Laboratório de Criação de Cinema do Interior é uma realização da MRSR Produções e da Panes et Circenses, por meio do Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e do Governo Federal - Lei Aldir Blanc, como contrapartida do projeto “Preservação Audiovisual: Criação e Desenvolvimento” (ProAC Lei Aldir Blanc nº 54/2020).


O programa conta com apoio da Olhar Através, APAN - Associação dos Profissionais do Audiovisual Negro e ICine - Fórum de Cinema do Interior Paulista.